A ElectricBrands tem o XBUS e o Evetta construídos pela VDL Nedcar nos Países Baixos

Um dos maiores fabricantes europeus, com um volume de negócios de mais de dois mil milhões de euros, irá produzir o XBUS e o Evetta para a ElectricBrands no futuro. A start-up conseguiu assim conquistar a VDL Nedcar nos Países Baixos, um parceiro de produção estabelecido com grande experiência, para o fabrico dos seus veículos eléctricos ligeiros.

"Estamos satisfeitos por termos encontrado na VDL Nedcar não só um local de produção, mas também uma empresa financeiramente estável, saudável e inovadora que irá construir os nossos veículos", congratula-se Ralf Haller, CEO e fundador da ElectricBrands, "A VDL Nedcar irá fornecer-nos um apoio competente e experiente no desenvolvimento da nossa frota. Os nossos clientes que encomendam ou encomendaram um dos nossos veículos também beneficiarão deste facto."

O fabricante de automóveis holandês, com sede em Born, produz veículos ou peças para vários fabricantes de automóveis na Europa, com cerca de 4.000 funcionários e 1.400 robots. Desde meados de 2014, mais de um milhão de automóveis saíram da linha de produção da fábrica da VDL, juntamente com grandes quantidades de peças de automóveis.

A VDL Nedcar é uma empresa familiar com o seu próprio departamento de investigação e desenvolvimento que estabeleceu objectivos a longo prazo. A VDL está convencida de que a classe L7e de veículos eléctricos ligeiros, que inclui o XBUS e o Evetta, tem um grande potencial para a mobilidade do futuro.

"Com os veículos desenvolvidos pela ElectricBrands, podemos moldar em conjunto o futuro da mobilidade no nosso Centro de Inovação da Mobilidade", afirma o CEO da VDL Nedcar, John van Soerland. "Um futuro em que realizamos diferentes trabalhos para vários parceiros ao mesmo tempo. A colaboração com a ElectricBrands oferece uma perspetiva, para os nossos funcionários e para a VDL Nedcar."

Van Soerland sublinha: "Temos capacidade suficiente para cobrir o atual volume de encomendas da ElectricBrands, mas também os próximos picos de encomendas e as encomendas a longo prazo." O XBUS e o Evetta são produzidos na fábrica da VDL Nedcar em Born, o ponto mais oriental dos Países Baixos, não muito longe de Aachen e Düsseldorf. "A localização com boas ligações logísticas numa posição central entre a Alemanha e os países do Benelux foi uma das razões pelas quais escolhemos a VDL Nedcar como nosso parceiro de produção", explica o diretor-geral Ralf Haller. A produção do Evetta com a chamada série piloto e a primeira entrega aos concessionários está prevista para o início de 2024, pouco depois da qual os primeiros clientes finais poderão receber o veículo. O XBUS seguir-se-á um ano mais tarde.